Fazer o Mapa de Relacionamento do Processo de Compras e mapear o processo Planejar Compras do CCUEC.
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Mônica Baggio
Superintendência e Comunidade CCUEC.
- Todo CCUEC demanda compras de toda natureza.
- Dificuldade na priorização de compras pois todas as demandas são urgentes.
- Falta de organização e planejamento anual de compras.
- Dificuldade em identificar em qual momento as compras devem ser iniciadas.
- Elaborar melhor o escopo da compra: como chegam, porque chegam e para quando é a necessidade.
Outros:
- Dificuldade no controle para Renovação de Contratos com prazos pré estabelecidos.
- Participar desde o começo no desenvolvimento do Anexo Técnico para demandar menos tempo de toda a equipe.
- A troca de e-mails para tratar do Anexo Técnico não documenta o andamento do trabalho e tempo gasto no processo.
- Utilização de várias ferramentas e atualização das RTs semanalmente pela equipe de compras.
- O cliente não utiliza o sistema de compras para consultas.
- O cliente solicita constantemente, à equipe de compras, informações do andamento do processo. Às vezes, não considera os prazos legais mínimos.
- Sistema da DGA não consegue mostrar o status atual da compra. Gera muita ligação telefônica para a DGA, PG, AEPLAN.
- Distribuição inadequada dos acessos aos sistemas administrativos.
- Diferentes fontes de recursos: orçamentário e convênios (FINEP, FAPESP, Funcamp etc).
- Cobrança dos clientes à equipe de compras para atualização das RTs; porém, quando finaliza a parte de compras e entra na execução do contrato os dados não são atualizados pelo cliente.
- Cadastro do código BEC sob responsabilidade da área solicitante. Ainda não está bem estabelecida junto às áreas.
- Não existe um guia para o comprador/documentação didática sobre o processo de compras. Existem normativas da DGA sobre as regras de compras.
- O cliente nem sempre cria a RT com os requisitos mínimos.
- Nem sempre o Anexo Técnico é elaborado em conjunto com a área de compras desde o início e às vezes, não cumpre as exigências, gerando retrabalhos.
- Falta de informações ou informações inadequadas no Anexo Técnico, geram problemas na pesquisa de mercado para ampla concorrência.
- Rever as autorizações na RT. Atualmente, a RT fica parada por falta de aprovação, principalmente quando a mesma pessoa tem mais de um papel.
- Mapa de Relacionamento;
- Mapas de Processos;
- Planilha de Planejamento e Replanejamento de Compras;
- Calendário de Planejamento e Replanejamento.
- Mapa de Relacionamento;
- Mapas de Processos;
- Planilha de Planejamento e Replanejamento de Compras;
- Calendário de Planejamento e Replanejamento;
- Definição de papéis e responsabilidades.
Características, qualidades e benefícios:
- Melhora da administração dos recursos financeiros, atendendo prazos de projetos e serviços e diminuindo o volume de trabalho e stress;
- Processos definidos, padronizados, documentados e compartilhados com os envolvidos no processo de compras;
- Processos de trabalho atualizados solucionando as desconexões identificadas;
- Ter uma visão global centralizada de todas as necessidades de compras, auxiliando na tomada de decisões quanto a priorização;
- Melhora da distribuição das compras entre os compradores através da visão global de todas as demandas;
- Papéis e responsabilidades definidos;
- Ter prazos definidos para cada etapa do processo;
- Ter informações centralizadas referentes ao planejamento e ao andamento das compras facilitam, aos gestores, os novos planejamentos;
- Ter ferramenta (planilha) para permitir o planejamento, priorização, acompanhamento dos itens a serem comprados e sua execução;
- Receber pedidos de compras em tempo hábil para a execução da compra;
- Ter dados que permitam extrair indicadores para análise do processo e resultados;
- Antecipar a demanda de compras;
- Identificar a capacidade de atendimento pela área;
- Monitorar a vigência dos contratos para formalização de novos e prorrogação dos atuais.