Acesso remoto seguro - VPN

O acesso remoto VPN (Virtual Private Network) consiste na criação de um túnel de comunicação protegido entre seu computador e o servidor VPN da Unicamp, provendo um acesso seguro à rede da Universidade. Por meio da VPN é possível acessar serviços restritos à Universidade, como periódicos eletrônicos, bases de dados, sistemas corporativos, entre outros.

O serviço de VPN para acesso seguro à rede da Universidade

Para acessar a VPN é preciso ter um usuário Unicamp. Professores e Funcionários da Unicamp que ainda não possuem o usuário Unicamp podem solicitá-lo através do Portal Senha Unicamp.

ALUNO: o RA que recebeu no ato de sua matrícula é seu usuário Unicamp, utilize-o para autenticar-se no serviço.
De acordo com seu vínculo com a universidade, os formatos aceitos no momento da autenticação são:
Aluno de graduação / pós
número do RA.
Ex: 999999@unicamp.br
Aluno da Extecamp
prefixo "ex" seguido do código fornecido pela Extecamp.
Ex: ex999999@unicamp.br
Aluno do COTIL
prefixo "cl" seguido do RA.
Ex: cl999999@unicamp.br
Aluno do COTUCA
prefixo "cc" seguido do RA.
Ex: cc999999@unicamp.br
Professor ou Funcionário
usuário Unicamp.
Ex: jsilva@unicamp.br

Segue, abaixo, tutoriais de configuração da VPN para os sistemas operacionais:

Windows.png
Windows
linux.png
Linux
macos.png
Mac OS
ios.png
iOS (Para iPhone e iPad)
android.png
Android

Para alteração de senha do usuário Unicamp, Alunos devem acessar o Portal da Diretoria Acadêmica DAC e Professores e Funcionários devem acessar o Portal Senha Unicamp. Esses acessos estão disponíveis na coluna à direita.

Atenção Aluno: caso seja detectado algum incidente de segurança na sua conexão, você será notificado através do seu e-mail da DAC e sua resposta será muito importante. Portanto, relembramos a necessidade de sempre verificar sua caixa postal institucional ou configurar um redirecionamento para o e-mail de sua preferência.

Todos os usuários que possuem vínculo com a Unicamp.

O serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana (24 x 7). O atendimento a dúvidas relacionadas ao serviço é realizado pela Célula de Atendimento ao Cliente (CAC), de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00

  • Possuir um dispositivo com acesso à Internet, preferencialmente banda larga (3G, 4G, Rede Cabeada, Wi-Fi, etc.); 
     
  • Possuir um sistema operacional com suporte ao aplicativo OpenVPN (Windows, Linux, MacOS, iOS, Android, etc.); 
     
  • Possuir um usuário Unicamp (alunos e professores já possuem pois tem acesso aos sistemas da DAC); 
     
  • Seguir as orientações de configuração do serviço.

OBS:No caso de usuários externos temporários, credenciados pelo sistema SISE na categoria "EXTERNOS RESTRITO AUTENTICAÇÃO", o serviço não é disponibilizado.

O usuário do serviço é responsável por manter seu equipamento atualizado e em condições de uso para acesso ao serviço.

Até 2 dias úteis.

99,20%