Apresentação
Planejamento estratégico é um instrumento de gestão utilizado pelas melhores universidades do mundo para orientar as decisões
acadêmicas, administrativas e de investimentos.
É o processo gerencial destinado à formulação de programas de ação e sua execução, identificando as necessidades e oportunidades da unidade a fim de buscar uma efetiva melhoria do ambiente organizacional. Trata-se de um momento importante para o
fortalecimento e crescimento da Unidade que, devido às mudanças que ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e político, visa utilizar os recursos adequados e o capital humano necessário de modo a atuar com eficiência, eficácia e efetividade em benefício da comunidade universitária.
O Centro de Computação em parceria com a PRDU, com auxílio da consultoria FutureTrends, baseado no PLANES UNICAMP e na Avaliação Institucional da Unicamp, elaborou durante os meses de setembro a novembro de 2016 seu Planejamento Estratégico (PLANES CCUEC) com a contribuição de reflexões dos representantes de todas as suas áreas, sempre com a perspectiva de futuro. Com a participação deste foram realizadas 08(oito) oficinas, nas quais foram definidos planos de trabalho cujo propósito principal é respaldar o cumprimento da sua missão com eficiência, eficácia e sustentabilidade dos processos desenvolvidos no CCUEC.
Abertura
Iniciamos as atividades com a Cerimônia de Abertura, no dia 13/09/2016, momento em que contamos com as presenças do Coordenador Geral da Universidade, da Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário e do Vice-Reitor Executivo de Administração que expuseram suas expectativas de resultados deste trabalho que estava iniciando.
A ideia fundamental aqui é que os Planejamentos Estratégicos sirvam para melhorar as atividades da Universidade em todas suas dimensões
Profª. Draª. Teresa Atvars
...este é o nosso desafio. E para isso a Tecnologia da Informação é de fato o caminho de conseguirmos melhorar nossa performance, melhorar nosso desempenho, nossos indicadores, desenvolver nossas atividades-fim de maneira mais eficiente com recursos mais escassos.
Prof. Dr. Álvaro Crósta
Em sua fala a Prof. Tereza Atvars apresentou um resumo do Planes UNICAMP, salientando as Diretrizes da Universidade que tem vínculo com as atividades do CCUEC:
Interrelação dos elementos do PLANES 2016 – 2020 para o alcance da visão de futuro proposta
Diretrizes e prioridades discutidas na Copei e Consu
- A virtualização da Universidade, contemplando atividades em todas as áreas de atuação e estimulando os mais variados tipos de projetos;
- Uma profunda reformulação da gestão universitária para fazer frente à dinâmica dos processos acadêmicos e administrativos.
- Novas formas de governança precisam ser implantadas para garantir que as mudanças sejam feitas impactando positivamente as atividades-fim.
- A sustentabilidade financeira da Unicamp deve ser garantida a todo custo.
Estratégias corporativas – Planes 2016 – 2020 (UNICAMP)
Avaliação Diagnóstica
Ainda dentro do planejamento das atividades realizamos a etapa de Avaliação Diagnóstica do CCUEC com a Equipe da Consultoria FutureTrends e funcionários indicados pelo CCUEC. Após, tivemos a Oficina com Clientes onde foram convidados clientes das diferentes áreas do CCUEC. Nessa oficina foram discutidos os pontos fortes, pontos fracos e pontos a melhorar do CCUEC na visão de nossos clientes. Estes também puderam colocar suas impressões de como vêem o CCUEC no futuro.
Sumário da Oficina com Clientes
Pontos fortes:
- Apps Unicamp Serviços e Botão do Pânico
- CSIRT – Serviço de Segurança do CCUEC
- Infraestrutura e estabilidade dos serviços do Datacenter
- Profissionais capacitados e comprometidos
- Provisão dos serviços de rede e de telefonia
- Segurança de acesso (física e virtual)
- Serviços de Conectividade
Pontos a melhorar:
- Apoio e soluções técnicas para unidades externas ao Campus (AME’s)
- Backup corporativo
- Cobertura do Wi-Fi nos campi (falta de sinal)
- Disponibilização de informações nos sites
- Disponibilização do cadastro de redes (geo referenciado)
- Burocracias do e-mail corporativo
- Esclarecimento sobre as definições das atividades da CITIC, ConTIC e CCUEC
- Hospedagem de equipamentos
- Identificação das redes
- Manutenção das contas de ex-aluno e "ex-tudo" no Google
- Procedimentos de administração de contratos
- Sinal das operadoras de telefonia móvel
- Fluidez do sistema de contas e administração de senhas
Pontos fracos:
- Comunicação externa e interna
- Conhecimento dos negócios e das necessidades das Unidades
- Dificuldade em abrir Requisição Técnica
- Divulgação dos Produtos e Serviços
- Falta de envolvimento da comunidade na busca de soluções
- Infraestrutura organizacional burocrática e rígida
- Morosidade no atendimento aos serviços 16
- Padrão e agilidade no atendimento
- Plantão nos feriados e finais de semana
- Processo de autenticação EDUROAM
- Quantidade excessiva de processos
- Segurança física do prédio é vulnerável
- Serviços de backup
- Serviços de má qualidade
- Soluções não atendem Unidades de Ensino e Pesquisa
- Suporte aos serviços
- Visão de concorrência com as Unidades
O CCUEC do futuro - Concepção
Queremos um CCUEC:
- Aberto a sugestões e a integração com o cliente/parceiro até a solução final.
- Com estrutura sólida e transparente que atenda os usuários
- Com políticas coerentes (Ex.: Normas wi-fi vs autenticação facebook)
- Como disseminador e organizador do conhecimento
- Como provedor de TIC (segurança, transparência, escalabilidade)
- Integrador de sistemas de informação da Unicamp
- Na vanguarda tecnológica
- Prestador de serviços patrocinado pela Universidade e não pelas Unidades
- Provedor de serviços tais como os da Microsoft e do Google.
- Antecipando-se às situações e oferecendo soluções para os clientes
- Com foco no cliente – Unidades e Órgãos – e não com pleno entendimento das necessidades
- Com integração de equipes internas e parceiros
- Com um catálogo de serviços e de sistemas que evitem retrabalho
- Parceiro das Unidades
- Proativo, atualizado, ágil e desburocratizado
- Transparente para os clientes e equipes internas
- Viabilizador de conectividade para dispositivos móveis e IoT.
Durante as 06 Oficinas realizadas com a participação de 32 funcionários do CCUEC foi possível analisarmos o Ambiente Externo, no qual avaliamos Tendências, Descontinuidades, Oportunidades e Ameaças; e o Ambiente Interno no qual discutimos os Pontos Fortes, Pontos Fracos e os Pontos a Melhorar.
A partir de então, dentro da metodologia estabelecida, foram avaliados e definidos a Identidade Organizacional do CCUEC (Missão, Visão, Princípios e Valores), Estratégias (Temas e Diretrizes Estratégicas), Mapa Estratégico e os Projetos Estratégicos com sua consequente priorização e elaboração de seus Planos de Ação. Identificamos, inicialmente, 50 (cinquenta) Projetos Estratégicos que após uma avaliação resultaram 30 (trinta) Projetos Prioritários, dos quais 09(nove) foram priorizados para início dentro dos 02 primeiros anos (2016-2018).
Com sua identidade organizacional definida (missão, visão, valores e princípios) as análises internas e externas realizadas e os projetos definidos, foi realizada a Cerimônia de Encerramento no dia 11/11/2016 com a participação de toda comunidade, clientes, parceiros e autoridades (CGU, PRDU, VREA). Na oportunidade, foram apresentados os resultados desse trabalho e os Planos de Ação dos Projetos que foram priorizados para serem executados.
Nessa ocasião, dando início às comemorações dos 50 anos do CCUEC (Jubileu de Ouro), foi realizada a inauguração da TimeLine instalada na Recepção do CCUEC.
O Planejamento Estratégico do Centro de Computação foi submetido à Comissão de Planejamento Estratégico - COPEI e aprovado em sua 127ª Reunião realizada em 14/3/2017.
Identidade Organizacional do CCUEC
Durante esse período de trabalho foi definida a Identidade Organizacional do CCUEC através de sua Missão, Visão, Princípios e Valores. Decorrente desta foram definidos os temas e diretrizes estratégicas e os projetos estratégicos a serem desenvolvidos.
MISSÃO: Promover soluções em tecnologias da informação e da comunicação que apoiem o desenvolvimento das atividades acadêmicas e administrativas da Unicamp.
VISÃO: Ser reconhecido como o centro estratégico de referência em tecnologias da informação e da comunicação e por contribuir para a excelência das atividades da Unicamp.
PRINCÍPIOS
- Comprometimento
- Ética
- Honestidade
- Legalidade
- Respeito às pessoas
- Responsabilidade Profissional
- Sustentabilidade
- Transparência
VALORES
- Agilidade
- Qualidade
- Competência
- Cordialidade
- Criatividade e Inovação
- Proatividade
- Trabalho em equipe
- Segurança
TEMAS ESTRATÉGICOS
- GOVERNANÇA
- INOVAÇÕES
- CLIENTES/USUÁRIOS/PARCEIROS
- PRODUTOS E SERVIÇOS
- PROCESSOS INTERNOS
- PESSOAS
- INFRAESTRUTURA E RECURSOS
DIRETRIZES ESTRATÉGICAS
- Gestão de TIC
- Nuvem Computacional
- Estreitamento de Parcerias
- Autenticação de Usuários
- Conectividade
- Consolidação de Datacenters
- Comunicação integrada de voz e dados
- Processos internos
- Segurança Computacional
- Adequação e Desenvolvimento do Quadro de pessoal
- Adequação da infraestrutura e Segurança Predial
- Adequação da infraestrutura e Segurança do
- Datacenter
Mapa Estratégico
Projetos Prioritários
TEMA ESTRATÉGICO | DIRETRIZ ESTRATÉGICA | NOME DO PROJETO | GERENTE |
---|---|---|---|
I. GOVERNANÇA | GESTÃO DE TIC | Definição e Implantação do processo de gerenciamento de incidentes | Izilda |
Implantação da Central de Serviços (Central de Relacionamento com o Cliente) | Hedilberto | ||
Implantação do NOC (Network Operation Center) | Hedilberto | ||
Implantação do Escritório d Projetos | Izilda | ||
Governança de Dados / Aprimoramento e divulgação de indicadores | Prospecção de software para construir infraestrutura de BigData e realizar a implantação do Projeto Piloto | Enzo | |
II. INOVAÇÕES | Nuvem Computacional | Implantação, gestão, operação e autossustentabilidade da Nuvem Unicamp | Paulo Morais |
Virtualização da infraestrutura do Correio Eletrônico | Denise | ||
III. CLIENTES/ USUÁRIOS / PARCEIROS | Estreitamento de Parcerias | Estabelecer e fortalecer parcerias internas e externas à Unicamp | Vanderlei |
Gestão de Relacionamento com Clientes | Implantar o programa "CCUEC nas Unidades" | Daniela | |
Gestão da Comunicação | Implantar Gestão de Comunicação externa e interna | Simone | |
Remodelação do Portal CCUEC | Gian | ||
IV. PRODUTOS E SERVIÇOS | Autenticação de usuários | Implementar mecanismo de autenticação única para os serviços computacionais da Unicamp | Edmilson |
Implantar autenticação multifator | Edmilson | ||
Revisão da política de senhas (formação, expiração, tamanho, histórico, dentre outros) | Edmilson | ||
Criação de ferramentas para assinatura digital | Denis | ||
Conectividade | Melhorar a resiliência do backbone da Rede UniNET e de suas ligações externas | Berto | |
Expansão do serviço de rede sem fio | Ricardo | ||
Disseminar e expandir o uso de IPv6 na rede Unicamp | Rafael Gazzoni | ||
Consolidação de datacenters | Consolidação dos datacenters administrativos | Mauro | |
Comunicação de voz e dados integrada | Implantação de tecnologia VoIP não proprietária | Luís | |
V. PROCESSOS INTERNOS | Processos do CCUEC | Revisão do mapa de relacionamento em preparação para a Certificação do CCUEC | Mônica |
Revisão dos processos internos | Mônica | ||
Revisão do processo de capacitação | Inês | ||
Segurança Computacional | Elaborar proposta ao Contic para segurança computacional | Daniela | |
VI. PESSOAS | Adequação e Desenvolvimento do Quadro Pessoal | Retomar, ampliar e aperfeiçoar o programa de coaching | Inês |
Desenvolvimento de lideranças | Queiroz | ||
Implantar programa de mobilidade interna entre as áreas do CCUEC | Paulo Silva | ||
VII. INFRAESTRUTURA E RECURSOS | Adequação da infraestrutura e Segurança do Datacenter |
Readequação da infraestrutura predial:
|
Luis |
|
Luis | ||
|
Hedilberto |
Projetos Estratégicos Priorizados
Estes projetos foram definidos como prioritários para início dentro dos dois primeiros anos do Planes.
TEMA ESTRATÉGICO | DIRETRIZ ESTRATÉGICA | NOME DO PROJETO | GERENTE |
---|---|---|---|
I. GOVERNANÇA | Gestão de TIC | Definição e implantação do processo de gerenciamento de incidentes | Izilda |
II. INOVAÇÕES | Nuvem Computacional | Implantação, gestão, operação e autossustentabilidade da Nuvem Unicamp | Paulo Moraes |
III. CLIENTES / USUÁRIOS / PARCEIROS | Gestão da Comunicação | Remodelação do Portal CCUEC | Gian |
IV. PRODUTOS E SERVIÇOS | Conectividade | Melhorar a resiliência do backbone da Rede UniNET e de suas ligações externas | Berto |
Consolidação de Datacenters | Consolidação dos datacenters administrativos | Mauro | |
V. PROCESSOS INTERNOS | Processos do CCUEC | Revisão do mapa de relacionamento em preparação para a Certificação do CCUEC | Mônica |
Revisão do processo de capacitação | Inês | ||
VII. INFRAESTRUTURA E RECURSOS | Adequação da infraestrutura e segurança do datacenter |
|
Luis |
|
Hedilberto |
Tema / Diretriz / Projetos Estratégicos
I - GOVERNANÇA - Gestão de TIC
1) Definição e implantação do processo de gerenciamento de incidentes
Objetivos: Implantar um processo e procedimentos para que, após a ocorrência de incidentes, os serviços disponíveis no catálogo de serviços do CCUEC, sejam restabelecidos o mais rápido possível. Os benefícios esperados são: diminuição do tempo de parada para os usuários por problemas de TI, gerando mais produtividade para o negócio, além de aumentar a satisfação do usuário.
Público Alvo: Todos os usuários dos serviços do catálogo do CCUEC serão atingidos e beneficiados.
Gerente do Projeto: Izilda Morelli P. da Silva.
Equipe: João Paulo da Silva, Mônica Araújo, Maura Garcia, Eduardo Antonio Adami, Douglas Esteves, Roberto Takami, Laert Rigoleto, Alexandre Berto, Ricardo Bueno, Daniela Barbeti, Vanderlei Busnardo, Ronie Ramos, Valdir Soares, Mônica Baggio, Sandra Piscioto, Jefferson Canesqui, Edmilson Chiavegatto, Hedilberto Galetti, Mauro Januazelo, Luis Roberto Ribeiro da Silva.
2) Implantação da Central de Serviços (Central de Relacionamento com os clientes)
Objetivos: Criar um único ponto de contato entre os usuários e o Centro de Computação, facilitando a comunicação; Facilitar a abertura de chamados de incidentes, problemas, etc; Evitar que técnicos especialistas efetuem atendimento de primeiro nível; Acompanhar incidentes e requisições de serviços desde o registro inicial até o encerramento; Maior agilidade na solução de incidentes.
Público Alvo: Unidades e Órgãos da Unicamp que utilizam os serviços, sistemas e recursos computacionais hospedados no datacenter do CCUEC.
Gerente: Hedilberto Martines Galleti
Equipe: Izilda Morelli P. da Silva, Luis Roberto Ribeiro da Silva, Ricardo Bueno da Silva, Edmilson B. Chiavegatto, Mauro W. Januazelo, Douglas Vinicius Esteves, Eduardo Antonio Adami.
3) Implantação do NOC (Network Operation Center)
Objetivos: Implantar monitoramento e gestão dos eventos de Tecnologia da Informação e Comunicação do ambiente computacional administrado pelo CCUEC no regime 24x7 (24 horas, 7 dias por semana); Atuar preventiva e proativamente; Prever incidentes através da análise do monitoramento; Executar procedimentos preventivos; Analisar incidentes para prever necessidades de investimento
Público Alvo: Comunidade Universitária.
Gerente: Hedilberto Martines Galleti.
Equipe: Fabricio Freitas Abel, Rubens de Abreu, Eduardo Antonio Adami, Douglas Vinicius Esteves, Izilda Morelli P. da Silva, Paulo Sérgio de Moraes.
4) Implantação do Escritório de Projetos
Objetivo: Manter uma visão integrada dos Projetos do Centro de Computação, promovendo a formalização e o aprimoramento de sua condução, bem como seu alinhamento com os objetivos estratégicos deste Centro. Com isso, objetiva-se tornar o Centro de Computação mais ágil, mais organizado, com maior capacidade e qualidade de entregas.
Público Alvo: O projeto é dirigido ao Centro de Computação, mas os benefícios atingirão a Unicamp como um todo.
Gerente: Izilda Morelli P. da Silva.
Equipe: Fernando Moreno Mendonça, Denis Clayton Alves Ramos.
I - GOVERNANÇA - Governança de Dados
1) Prospecção de software para construir infraestrutura de BigData e implantação de piloto
Objetivos: Disponibilizar para a comunidade científica e administrativa uma plataforma com ferramentas de apoio e profissionais capacitados para análise de grandes volumes de dados.
Público Alvo: Comunidade Universitária
Gerente: Enzo Telles Poeta
Equipe: Denise Guanaes Cosso, Silvio Henrique Torro Martins, Ronie Ramos de Oliveira
II - INOVAÇÕES - Nuvem Computacional
1) Implantação, Gestão, Operação e autossustentabilidade da Nuvem Unicamp
Objetivos: Aderência a tendências e processos mais modernos; Centralização de recursos de tecnologia da informação; Redução de custos e sustentabilidade; Aumento na demanda por recursos para fins de ensino, pesquisa e administrativo; Alta disponibilidade. Utilização de software livre.
Público Alvo: Alunos, pesquisadores, professores e Administradores de TIC nas Unidades e Órgãos da Unicamp.
Gerente: Paulo Sergio de Moraes.
Equipe: Roberto Ferreira Lauretti, Mauro W. Januazelo, Marcos Aguinaldo Forquesato, Fernando Justino da Silva, Thiago Andre Chinelatto, Rafael Arthur Gazzoni, Luciene Ap. O. Marques.
2) Virtualização da infraestrutura de Correio Eletrônico
Objetivos: Migrar o serviço de correio eletrônico para ambiente virtualizado na Nuvem Computacional da Unicamp, obtendo maior disponibilidade do serviço.
Público Alvo: Comunidade Universitária que utiliza o serviço de Correio Eletrônico Corporativo administrado pelo Centro de Computação, totalizando aproximadamente 35.858 usuários entre alunos, docentes e funcionários, ocupando aproximadamente 08Tb de espaço de disco.
Gerente: Denise Guanaes Cosso.
Equipe: Sandra Regina de Souza, Jefferson José Manoel Canesqui, Alexandre Berto, Thiago Chinelatto.
III - CLIENTES/USUÁRIOS/PARCEIROS - Estreitamento de Parcerias
1) Estabelecer e fortalecer parcerias internas e externas à Unicamp
Objetivo: Promover intercambio de conhecimento; Buscar novos métodos de trabalho; Criar oportunidades em prospecção de novas tecnologias; Redução de custos; Divulgar o trabalho do CCUEC e conhecer o trabalho das Unidades/Órgãos; Ampliar soluções de TIC. Como resultados buscamos: Aumento do conhecimento da equipe técnica; Aumento da qualidade dos serviços prestados; Motivação da equipe; Ampliação da rede de contatos de TIC.
Público Alvo: Órgãos e Unidades da Unicamp, Instituições Públicas e Empresas Privadas.
Gerente: Vanderlei Busnardo Filho.
Equipe: Alexandre Berto Nogueira, Daniela Regina Barbetti, Gian Franco B. Barcellini, Simone Fernanda Turati.
III - CLIENTES/USUÁRIOS/PARCEIROS - Gestão de Relacionamento com Clientes
2) Implantar o Programa “CCUEC nas Unidades”
Objetivo: Divulgar nas Unidades/Órgãos da Universidade os produtos e serviços oferecidos pelo Centro de Computação e conscientizar sobre o seu
uso adequado. Resultados esperados: Uso adequado e maior conhecimento dos produtos e serviços oferecidos pelo Centro de Computação; Fortalecimento de um canal de comunicação entre a comunidade universitária e o Centro de Computação; Aumento do número de usuários que utilizam os produtos e serviços do Centro de Computação; Satisfação do usuário.
Público Alvo: Comunidade Universitária.
Gerente: Daniela Regina Barbetti.
Equipe: Vanderlei Busnardo Filho, Alexandre Berto Nogueira, Edmar Yassuo Misuta, Gian Franco B. Barcellini, Simone Fernanda Turati.
III - CLIENTES/USUÁRIOS/PARCEIROS - Gestão da Comunicação
3) Implantar Gestão de Comunicação externa e interna
Objetivos: Gerir a criação, aprimoramento e compartilhamento de informações necessárias para comunicações bem sucedidas entre o CCUEC e seus diversos públicos buscando, com isso, melhorias e transparência na comunicação.
Público Alvo: CCUEC e seus diversos públicos (Comunidade Universitária)
Gerente: Simone Fernanda Turati.
Equipe: Gian Franco B. Barcellini.
4) Remodelação do Portal CCUEC
Objetivo: Desenvolver novo Portal de informações do CCUEC, com melhor dinâmica na gestão de conteúdo, melhor projeto de interface, estrutura de informação, interatividade e qualidade do conteúdo informativo das atividades, projetos e portfólio de produtos e serviços que são de interesse geral da Universidade.
Público Alvo: Comunidade Universitária e público externo nos perfis de visitantes, alunos, professores, funcionários, profissionais de TIC, fornecedores de
soluções de TIC, entre outras Instituições usuárias de serviços de TIC.
Gerente: Gian Franco B. Barcellini.
Equipe: Roberto Ferreira Lauretti, Alexandre Berto Nogueira, Simone Fernanda Turati, Alexandre Arroyo de Lima, Magali Barcelos, Denis Gabriel Ignacio, Maura Regina Garcia, Douglas Vinicius Esteves, Fabricio Freitas Abel, Fernando de Almeida Gonçalves, Caio Curtolo de Macedo, Isabelle Cristina Campos Mancini.
IV - PRODUTOS E SERVIÇOS - Autenticação de Usuários
1) Implementar mecanismos de autenticação única para os serviços computacionais da Unicamp
Objetivos: Disponibilizar mecanismo para autenticação única nos sistemas corporativos e serviços computacionais em geral.
Público Alvo: Unidades/Órgãos com serviços computacionais que façam uso da autenticação (usuário/senha) para acesso a estes serviços e que ainda não utilizam como base o diretório LDAP.
Gerente: Edmilson B. Chiavegatto.
Equipe: Fernando Moreno Mendonça, Newton Pereira Amusquivar.
2) Implantar autenticação multifator (MFA)
Objetivo: Fortalecer a segurança de acesso dos serviços computacionais que aderirem à autenticação multifator, ou seja, através da combinação de dois ou mais fatores de autenticação: Fator de conhecimento: pins, senhas, frases de segurança, Fator de posse: envio de sms, cartão com certificação digital, token de segurança ou Fator de identidade: impressão digital, reconhecimento de voz, reconhecimento de íris, reconhecimento facial, reconhecimento de assinatura.
Público Alvo: Docentes, Alunos, Funcionários e aqueles previstos pela decisão ConTIC, conforme regras de permissão de acesso aos serviços corporativos.
Gerente: Edmilson B. Chiavegatto
Equipe: Adriano Roberto Sacardo, Denis Clayton Alves Ramos, Newton Pereira Amusquivar
3) Revisão da política de senhas
Objetivos: Revisar a política atual de senhas institucionais da UNICAMP, visando facilitar o seu uso pelos usuários, sem comprometer a segurança na formação destas senhas
Público Alvo: Todos os usuários de serviços computacionais que utilizam a autenticação pelo sistema SiSe/LDAP
Gerente: Edmilson B. Chiavegatto
Equipe: Newton Pereira Amusquivar, Ricardo Bueno da Silva, Vanderlei Busnardo Filho
4) Criação de ferramentas para assinatura digital
Objetivos: Criar ferramentas para assinar digitalmente documentos eletrônicos, utilizando certificados ICP-Brasil e ACPEdu, tramitados entre os Órgãos da Universidade e com Instituições parceiras.
Público Alvo: Comunidade Universitária, Órgãos Acadêmicos e Administrativos. Em 2016 foram 1.129 solicitações de auxílio via FAEPES, cujos Termos de Outorga serão assinados digitalmente.
Gerente: Denis Clayton Alves Ramos.
Equipe: Enzo Telles Poeta, Marcelo Rebello, Edmar Yassuo Misuta.
IV - PRODUTOS E SERVIÇOS - Conectividade
Melhorar a resiliência do backbone da Rede UniNET e de suas ligações externas
Objetivos: Melhorar a resiliência da Rede da Unicamp, por meio de melhorias em suas conexões externas e em seu backbone, buscando garantir a qualidade na comunicação de dados da Universidade, mesmo em caso de incidentes na rede. Pré-requisito para novas tecnologias como Computação em Nuvem e Telefonia IP (VoiP).
Público Alvo: Comunidade Universitária.
Gerente: Alexandre Berto Nogueira.
Equipe: Ivan Miguel da Silva, Rafael Gazzoni.
5) Expansão do serviço de rede sem fio
Objetivos: Expansão da cobertura e do uso das redes sem fio institucionais (eduroam e Unicamp- Visitante) disponibilizadas nos campus da Unicamp, por meio da melhoria da cobertura da rede, melhoria da disponibilidade e aumento da capacidade de atendimento do serviço.
Público Alvo: Comunidade Universitária.
Gerente: Ricardo Bueno da Silva.
Equipe: Paulo Ricardo Lange, Rachel Carvalho Pascoalino.
Disseminar e expandir o uso de IPv6 na rede da Unicamp
Objetivos: Disseminação e a expansão do uso do protocolo IPv6 na rede da Unicamp, permitindo o contínuo crescimento da rede da Universidade, alinhado ao uso das tecnologias mais recentes na área de ensino e pesquisa, além das melhorias na segurança da comunicação de dados.
Público Alvo: Comunidade Universitária.
Gerente: Rafael Arthur Gazzoni.
Equipe: Ivan Miguel da Silva, Ricardo Bueno da Silva.
IV - PRODUTOS E SERVIÇOS - Consolidação de Datacenters
Consolidação dos datacenters administrativos
Objetivos: Melhor aproveitamento dos recursos computacionais e humanos necessários para a administração dos ambientes computacionais, obtendo desta forma uma redução dos custos com equipamentos, energia, infraestrutura de datacenter, associada a uma gestão ágil e eficiente
Público Alvo: Unidades administrativas da Unicamp vinculadas à Administração Central.
Gerente: Mauro W.Januazelo.
Equipe: Paulo Sérgio de Moraes, Roberto Ferreira Lauretti, Fernando Justino, Marcos Aguinaldo, Thiago Chinelatto.
IV - PRODUTOS E SERVIÇOS - Comunicação Integrada de Voz e Dados
6) Implantação de tecnologia VoIP não proprietária
Objetivos: Redução de despesas com aluguel e manutenção de centrais telefônicas e cabeamento metálico telefônico; Convergência entre rede física de
dados e telefonia, trazendo o benefício de manutenção em única rede; Alcançar a atualização tecnológica do campus, mobilidade e escalabilidade de ramais telefônicos trazendo tecnologias digitais de telefonia, como mensagens instantâneas, vídeo conferência, fax digitalizado, correio de voz eletrônico, ramais sem necessidade de aparelho fixo instalado em celulares e computadores.
Público Alvo: Toda a comunidade da Unicamp: Docentes, servidores, alunos e funcionários – totalizando aproximadamente 10.000 beneficiados.
Gerente: Luis Roberto Ribeiro da Silva.
Equipe: Luciano Duraes Marchiori, Rafael Oliveira Jorge, Laert AP. Rigoletto Junior, Rafael Arthur Gazzoni.
V - PROCESSOS INTERNOS - Processos do CCUEC
1) Revisão do Mapa de Relacionamento em preparação para a Certificação do CCUEC
Objetivos: Rever os Mapas de Relacionamento dos processos do CCUEC para atualizar suas informações, clientes, fornecedores e produtos/insumos, visando trabalhar a certificação do CCUEC, bem como ter a visão global dos processos de trabalho realizados.
Público Alvo: CCUEC, PRDU, VREA.
Gerente: Mônica Line Kruze Baggio.
Equipe: Maria Inês Sant Anna, Cristina Otsuka P. Frigério e todos os Diretores de Divisão e Diretores de Serviço
2) Revisão dos Processos Internos
Objetivos: Ter os processos mapeados, gerenciados e atualizados, visando agilizar e padronizar as atividades desenvolvidas, com o objetivo de melhorar a qualidade e produtividade dos produtos e serviços oferecidos.
Público Alvo: CCUEC.
Gerente: Mônica Line Kruze Baggio, Maria Inês Sant Anna, Cristina Otsuka P. Frigério, Izilda Morelli P. Da Silva, Daniela Regina Barbetti.
3) Revisão do Processo de Capacitação
Objetivos: Implantar melhorias no processo de capacitação do CCUEC para prover atualização profissional a seus funcionários, visando um melhor desempenho de suas atividades e projetos.
Público Alvo: Funcionários do CCUEC.
Gerente: Maria Inês Sant Anna.
Equipe: Mônica Line Kruze Baggio, Cristina Otsuka P. Frigério, Daniela Regina Barbetti, Edmar Misuta, Selma Maranhão, Maura Regina Garcia, Mariana Garcia, Denise Cosso, Laert Rigoleto, Alexandre Berto.
V - PROCESSOS INTERNOS - Segurança Computacional
4) Elaborar propostas ao ConTIC para segurança computacional
Objetivos: Propor ao ConTIC a criação de normas e políticas com o objetivo de possibilitar o gerenciamento da segurança da informação, estabelecendo regras, padrões e boas práticas para o bom uso dos recursos computacionais da Universidade.
Público Alvo: Todos os usuários dos recursos computacionais da Unicamp.
Gerente: Daniela Regina Barbetti.
Equipe: Alexandre Berto Nogueira, Rafael Arthur Gazzoni, Gesiel Galvão Bernardes, Sandra Regina de Souza, Ronie Ramos de Oliveira.
VI - PESSOAS - Adequação e Desenvolvimento do Quadro de Pessoal
1) Retomar, ampliar e aperfeiçoar o programa de coaching
Objetivos: Utilizar o processo de coaching para buscar autoconhecimento e motivação das pessoas, visando seu crescimento pessoal e profissional, melhorias no relacionamento das equipes, melhores resultados e aumento da produtividade, entre outros.
Público Alvo: O resultado de um processo como este atingirá direta ou indiretamente todas as pessoas do CCUEC. O resultado também deverá ser percebido pelos clientes, uma vez que são melhorados os resultados e a produtividade das pessoas.
Gerente: Maria Inês Sant Anna.
Equipe: Rubens Queiroz de Almeida.
2) Desenvolvimento de Lideranças
Objetivos: O Centro de Computação tem em seu quadro de lideranças diversas pessoas com planejamento de aposentadoria para os próximos quatro anos, assim como já teve várias destas lideranças que já se aposentaram. É primordial que se busque novas lideranças e as prepare para assumir cargos de diretoria ou supervisão, bem como lideranças de equipes de trabalho.
Público Alvo: Funcionários do CCUEC.
Gerente: Rubens Queiroz de Almeida.
Equipe: Maria Inês Sant Anna.
3) Implantar programa de mobilidade interna entre as áreas do CCUEC
Objetivos: Identificar e desenvolver profissionais que buscam assumir novos desafios na carreira profissional, bem como promover o contínuo desenvolvimento do modelo de competências e do processo de desenvolvimento dos colaboradores.
Público Alvo: Funcionários do CCUEC.
Gerente: Paulo Henrique Ferreira da Silva.
Equipe: Priscilla Salsani de Oliveira Barros, Rosangela Ap. G. Vialta, Sueli Cristina Turati.
VII - INFRAESTRUTURA E RECURSOS - Adequação da Infraestrutura e Segurança Predial
1) Readequação da infraestrutura Predial
Objetivos: Prédio com 23 anos de construção necessitando de melhorias na qualidade do ambiente de trabalho visando incremento na produtividade e eficácia do trabalho desenvolvido neste ambiente; Maior economia de água, energia e de manutenção contribuindo para uma Universidade Sustentável. São sub-projetos deste:
- Reforma dos banheiros.
- Salas de multiuso para treinamentos e eventos.
- Salas de reunião.
- Sala de videoconferência.
- Auditorio.
- Climatização de conforto.
- Reforma das fachadas do prédio.
- Reforma do revestimento de cobertura do prédio.
- Utilização de energia renovável (solar) para iluminação.
Público Alvo: Comunidade CCUEC (CCUEC, CENAPAD, GGTE, DAC) e público externo em trânsito pelo prédio.
Gerente: Luis Roberto Ribeiro da Silva.
Equipe: João Duarte Vasconcelos Freitas, Luiz de Lima Neto, Rubens Queiroz de Almeida, Luciene Ap. de O. Marques, Paulo Henrique Affonso da Costa Santos.
VII - INFRAESTRUTURA E RECURSOS - Adequação da Infraestrutura e Segurança do Datacenter
2) Implantação de Datacenter redundante
Objetivos: Aumentar a disponibilidade da infraestrutura (aumento do SLA) evitando interrupção ou mal funcionamento dos equipamentos corporativos em caso de falha ou interrupção; Manter os equipamentos sem sobreaquecimento e sem interrupção de energia ou conectividade nos datacenters; Melhoria na eficiência nos serviços de climatização e de energia; Prevenção de parada nos sistemas. São sub-projetos deste:
- Reforma da cabine de força da entrada.
- Novos grupos geradores.
- Infraestrutura elétrica redundante da sala de energia.
- Quadros de distribuição de energia para o datacenter.
- Infraestrutura de climatização do Datacenter e Sala de Energia.
- Infraestrutura de conectividade com o backbone e TC09.
Público Alvo: Comunidade Universitária.
Gerente: Luis Roberto Ribeiro da Silva.
Equipe: Hedilberto Martines Galletti, Roberto Minori Takami, Halley Allan Medeiros Cruz, Laert Ap. Rigoletto Junior.
3) Readequação do espaço físico para melhoria da segurança dos equipamentos
Objetivos: Mitigar os pontos críticos de segurança do prédio do CCUEC, datacenters e Telecomunications Closet (TC’s); Eliminar quaisquer pontos fracos de acesso físico aos ambientes mencionados; Prevenção e combate a incêndio; Reestruturar/Reforçar o controle de acesso, incluindo equipamentos de monitoramento nos TC’s.
Público Alvo: Comunidade Universitária.
Gerente: Hedilberto Martines Galletti.
Equipe: Luis Roberto Ribeiro da Silva, Eduardo Antonio Adami, Rubens de Abreu, Paulo Sérgio de Moraes, Roberto Minori Takami, Allan Gustavo de Souza, Douglas Vinicius Esteves.
Participantes do Planes CCUEC - 2016 - 2020
Nome | Área |
---|---|
Alexandre Berto Nogueira | DIC-DREDS |
Calley Camargo | DADM-SSARH |
Daniela Regina Barbeti Silva | DIC-CSIRT |
Denis Clayton Alves Ramos | DPS-DTADS |
Denise Guanaes Cosso | DPS-DSSOF |
Edmilson B. Chiavegatto | DDS-DACOM |
Enzo Telles Poeta | DPS-DTADS |
Fabricio Freitas Abel | DPS-DPROD-SOPER |
Fernando Moreno Mendonça | DDS |
Gian Franco Bagdadi Barcellini | DPS-DSSOF |
Hedilberto Martines Galletti | DPS-DPROD |
Izilda Morelli P. da Silva | DDS-DTADS |
Prof. Dr. José Raimundo de Oliveira | Superintendência |
Laert Aparecido Rigoleto Jr. | DIC-DINFE-STELE |
Luciene Ap. de Oliveira | DADM-SOSUP |
Luis Roberto Ribeiro da Silva | DIC-DINFE |
Mauro W. Januazello | DPS-DSSOF |
Paulo Henrique Affonso da Costa Sanos | DADM-SOSUP |
Paulo Henrique Ferreira da Silva | DADM |
Paulo Sérgio de Moraes | DPS |
Rachel de Carvalho Pascoalino | DIC-DREDS |
Ricardo Bueno da Silva | DIC-DREDS |
Roberto Ferreira Lauretti | DPS-DSSOF |
Roberto Minoru Takami | DIC-DINFE |
Rodolfo de Nadai | DPS-DTADS |
Ronie Ramos de Oliveira | DPS-DTADS |
Rosângela Ap. Gugliotti Vialta | Secretária Superintendência |
Rubens de Abreu | DPS-DPROD-SOPER |
Rubens Queiroz de Almeida | Superintendência Associada |
Simone Turati | DDS-CICAU |
Sueli Cristina Turati | DADM-SSARH |
Vanderlei Busnardo Filho | DIC-DREDS |
Equipe Planes CCUEC 2016 - 2020
- MARIA INÊS SANT’ANNA - CCUEC
- MONICA LINE KRUZE BAGGIO - CCUEC
- SUELY BONILHA ESTEVES – ASSESSORA DA PRDU E MEMBRO DO GT PLANES
- PROF. PAULO LICIO DE GEUS – ASSESSOR DA PRDU
- GLÁUCIA LORENZETTI – MEMBRO DO GT PLANES
- FÁTIMA CHRISTOFORO – MEMBRO DO GT PLANES
- PROF. ELIEZER ARANTES DA COSTA – CONSULTOR FUTURETRENDS
- PEDRO OLIVEIRA RIBEIRO – CONSULTOR FUTURETRENDS
- WILSON COSTA SANTOS – CONSULTOR FUTURETRENDS
Agradecimentos
O Centro de Computação agradece:
À Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário - PRDU pela oportunidade da elaboração deste planejamento seguindo a mesma metodologia utilizada para o Planes da Universidade.
À Equipe Planes por conduzirem as atividades desenvolvidas que permitiram alcançar os resultados propostos.
Ao consultor externo por contribuir com sua experiência e direcionar os trabalhos.
Aos clientes que aceitaram participar deste desafio e trouxeram sugestões relevantes para os resultados alcançados.
Ao GGBS pela parceria e patrocínio.
Aos funcionários participantes das diferentes oficinas que representaram as diversas áreas deste Centro e aos funcionários que não participaram das Oficinas, porém deram apoio logístico ou contribuíram nas discussões internas em suas áreas. Todos são responsáveis pelo resultado deste trabalho.