O serviço de Infraestrutura como Serviço na Nuvem permite que as unidades e órgãos possam criar e hospedar, sob demanda, máquinas virtuais e sistemas no ambiente computacional corporativo e centralizado da universidade. O serviço é destinado à execução de sistemas administrativos e atividades de ensino e pesquisa.
Pela ferramenta de gestão da Infraestrutura como Serviço na Nuvem, o próprio usuário pode fazer:
Criação e gestão de instâncias (máquinas virtuais);
Criação e gestão de volumes de disco para armazenamento nas instâncias;
Criação de modelos (templates) para novas instâncias;
Criação e gestão de ambientes virtuais de rede, com endereços IP públicos, firewall, VPN, encaminhamento de portas, tradução de endereços e balanceamento de carga.
Uma área exclusiva, chamada de domínio, já está disponível a todas as unidades e órgãos que já tenham um Administrador de Sistemas e Redes cadastrado junto à DETIC. Os administradores de domínio são os titulares e suplentes desse cadastro.
Os recursos computacionais para hospedagem de instâncias devem ser solicitados de maneira formal à DETIC, que fará a análise dos pedidos.
Funcionários, professores e alunos da Unicamp, que tenham vínculo ativo com a universidade.
Os recursos computacionais devem ser solicitados e serão disponibilizados no domínio específico da unidade/órgão ao qual o usuário está vinculado, e o administrador de domínio deverá disponibilizar esses recursos ao usuário.
Não é permitida, em nenhuma hipótese, a disponibilização de recursos computacionais a terceiros, sem vínculo à universidade, sem a prévia autorização da DETIC.
A Infraestrutura como Serviço na Nuvem Computacional deve ser utilizada para hospedar sistemas e serviços relacionados a atividades de ensino e pesquisa, assim como para fins administrativos.