Temos um contrato de 4700 licenças que foram adquiridas através da UNICAMP e FUNCAMP, através de uma contratação emergencial para que houvesse tempo em realizar uma contratação com um período maior.
O projeto tem por objetivo elaborar o edital para contratação da renovação das 4700 licenças do serviço Google Workspace Enterprise for Education. É um serviço já utilizado por toda a comunidade UNICAMP. O CCUEC está responsável por elaborar toda a documentação de contratação, entre elas: justificativa da renovação das licenças, da contratação e dos anexo técnicos.
Paulo Sérgio de Moraes
Comunidade Unicamp.
Prof. Paulo Lício de Geus (CGU/CiTIC)
Prof. Sandro Rigo e Fernando Moreno Mendonça (CCUEC)
Com o advento da pandemia de COVID-19 que paralisou as atividades presenciais na universidade, surgiu a necessidade de docentes e funcionários utilizarem ferramentas para permitir a realização de atividades de forma remota, entre elas: ministrarem aulas à distância, alunos participarem de aulas remotamente, e funcionários atuarem diariamente em suas atividades. Com isso houve um aumento considerável de uso dessas ferramentas digitais, permitindo que as atividades acadêmicas e administrativas fossem realizadas remotamente sem prejudicar o andamento dos processos da Universidade.
Desde Maio/2020, para atender as demandas de seus clientes, a Google disponibilizou algumas funções críticas de vídeo da versão G Suite Enterprise for Education como gravação de videoconferências, livestream de videoconferências e videoconferências com até 250 pessoas, entre outras. Todas essas funcionalidades foram disponibilizadas gratuitamente por tempo limitado para todos os usuários G Suite no mundo. Entretanto, em 30/09/2020 encerrou-se o período de utilização vigente dessas funcionalidades de vídeo, sem possibilidade de renovação. Foi negociada e obtida uma extensão deste prazo até 31/10/2020. O segundo semestre letivo da universidade se iniciou em Setembro de 2020 e as aulas continuarão sendo ministradas de forma remota. Portanto, com o encerramento desse período gratuito, haverá grande impacto nas atividades acadêmicas da Unicamp.
O CCUEC realizou estudos técnicos preliminares para subsidiar o processo de contratação da solução, conforme descritos abaixo, sendo importante considerar:
- Todo o conteúdo educacional produzido neste período de quarentena, foi armazenado de forma automática nos recursos computacionais (Drive) disponíveis no G Suite;
- A padronização da solução, que traz ganhos relacionados ao suporte técnico aos usuários finais e a eventuais custos com treinamentos;
- A economia advinda do processo de continuidade de uso;
- Aspectos relacionados à inovação e modernização através do uso das ferramentas de comunicação, principalmente nestes tempos desafiadores, trazidos pela necessidade de isolamento social e que tem aumentado de forma expressiva o uso da ferramenta de videoconferência, conforme demonstrado abaixo.
Assim, permitir a realização de aulas e trabalho remotos e disponibilizar as ferramentas adequadas para o quadro de funcionários e docentes passou a ser questão emergencial. É indispensável salvaguardar a execução das atividades diárias, através da continuidade da oferta do serviço de comunicação e colaboração em nuvem, o qual tem contemplado, entre outras funcionalidades: a edição colaborativa de documentos, o serviço de mensageria (e-mail), o uso de formulários, ferramenta de videoconferência e chat (incluindo sessões e eventos publicados na Internet), ferramenta de pesquisa integrada, agenda/calendário e armazenamento de documentos.
Diante das dificuldades de contratação através da RNP (dispensa de licitação) e devido ao prazo de contratação através de edital, foi necessário realizar uma contratação emergencial com duas fontes de recurso, UNICAMP e FUNCAMP, que contratou o serviço G Workspace para o período de 16/11/2020 a 15/11/2021.
Com isso, ficou demonstrado que a contratação emergencial foi necessária para viabilizar a comunicação da Universidade entre seus colaboradores, parceiros, alunos, professores e qualquer pessoa por meio da disponibilização, principalmente dos serviços de correio eletrônico (e-mail), compartilhamento de dados e videoconferências. O serviço é disponibilizado em nuvem e acessível de qualquer local que possua Internet, além de funcionar em todos os dispositivos (desktop, notebooks e smartphones) utilizados pela Universidade e/ou por seus colaboradores, alunos e docentes.
Portanto esse projeto visa realizar a renovação do licenciamento das 4700 licenças a partir de 16/11/2021 através de edital de contratação.
- Edital de contratação;
- Contratação do G Workspace Enterprise for Education.
- Descritivo técnico;
- Edital para contratação das licenças do Google Workspace;
- Contratação da revenda;
- Disponibilização das licenças, com validade até 15/11/2023.
Diante das necessidades de aulas remotas o uso da ferramentas G Suite se tornou essencial nesse período de pandemia, principalmente no uso das features de gravação de reuniões, reuniões com mais de 100 participantes e transmissão ao vivo que estão disponíveis apenas na versão G Suite Enterprise.