Maio Amarelo é o mês da conscientização da vida no trânsito. Esse movimento tem o objetivo de conscientizar e chamar atenção de toda a sociedade para o grande número de mortes e feridos no trânsito.
A cor amarela foi a escolhida para representar essa mobilização pois além de simbolizar a sinalização do semáforo significa atenção.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorreram no ano de 2009 cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Atualmente essa é a nona maior causa de mortes no mundo, contabilizando cerca de 3 mil vidas perdidas por dia.
Estima-se que, se nada for feito, no ano de 2020 cerca de 1,9 milhão de pessoas devem morrer em acidentes no trânsito, o que a tornaria a quinta maior causa de morte.
Segundo dados do Infosiga-SP, Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito do Estado, o município registrou 26 mortes de janeiro a março deste ano (10 em janeiro, 6 em fevereiro e 10 em março).
No ano de 2014, quando surgiu o Maio amarelo o índice de mortalidade era de 8,31 a cada 100 mil habitantes. Atualmente esse número diminuiu e está em 6,31, o que reforça a importância da conscientização e do cuidado pela vida no trânsito.
O CCUEC apoia esse movimento.
Referências:
https://www.maioamarelo.com/2018-nos-somos-o-transito/
http://www.infosiga.sp.gov.br/
http://www.infosiga.sp.gov.br/Home/Relatorio