O serviço de Conferência Web, disponibilizado pelo Centro de Computação em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP, mudou. Agora ele é baseado na plataforma Mconf, uma solução de código aberto implementada pela RNP, que permite um número maior de salas e três vezes mais participantes simultâneos.
O Mconf veio para substituir o Adobe Connect (AC), que possuia limitações de número de salas e de participantes simultâneos e requeria grande investimento de recursos financeiros por possuir licenças de uso.
A nova plataforma pode ser utilizada para realizar reuniões de equipe, defesas de teses e dissertações, transmissão de webinars ou eventos, capacitação, treinamentos e ensino a distância (EAD).
Possibilita, também, a economia de recursos e de tempo, pois os participantes podem interagir uns com os outros, mesmo estando distantes geograficamente, utilizando um computador ou um dispositivo móvel. Basta ter um navegador instalado, um headset e uma conexão com a internet para organizar e participar de reuniões com recursos avançados de comunicação e colaboração, tais como:
-
Compartilhamento de áudio;
-
Compartilhamento de vídeo por webcam;
-
Compartilhamento de documentos nos mais diversos formatos;
-
Compartilhamento de desktop;
-
Bate-papo público ou privado;
-
Gravação de reuniões.
Com o aumento do número de salas virtuais disponíveis para a Unicamp, será possível oferecer uma sala para as unidades/órgãos que quiserem indicar um representante, desde que comprovem a demanda pelo serviço.
Outra novidade é a possibilidade de se criar comunidades para atender a projetos e grupos específicos.
O Mconf usa a tecnologia webRTC, que tem como principal vantagem prover uma qualidade superior de áudio nas reuniões com um mínimo de uso da rede.
Saiba mais, acessando a página do serviço.