Como melhorar as buscas no Google?

Quando se trata de pesquisas no Google, a maioria dos internautas se limita a digitar apenas palavras relacionadas ao assunto procurado, de forma superficial. Ainda assim, muitas vezes o Google retorna bons resultados, mas nem sempre suficientes. 

Para demonstrar alguns recursos do Google e como aperfeiçoar as buscas, traremos abaixo uma simulação de pesquisa genérica, refinada nos próximos passos. 

Utilizaremos a palavra medicina, que gera cerca de 322 milhões de resultados. Entretanto, o que nos interessa é pediatria. Com o termo medicina pediátrica o número já cai para 1 milhão e 800 mil páginas, um universo ainda grande de possibilidades a serem consultadas. 

Ao delimitar os termos de busca em aspas duplas, é indicado ao Google que desejamos localizar as palavras na exata grafia e ordem digitada: “medicina pediátrica”

Com esta busca, os resultados são reduzidos para 71.100 páginas, um grande avanço em relação à busca inicial, mas é necessário reduzir ainda mais. 

O problema real é relacionado ao nariz, então será pesquisado o seguinte termo: “medicina pediátrica” nariz. 

Pesquisando assim, o número de resultados é reduzido para 4.230 páginas. Para refinar o termo de busca para a cidade de Campinas: “medicina pediátrica” nariz Campinas. Para esse termo, foram encontrados 158 resultados. 

Existem diversos outros recursos que auxiliam a refinar de maneira precisa as buscas no Google. Podemos também especificar que qualquer cidade nos atende, com a exceção de Campinas: “medicina pediátrica” nariz -Campinas. O sinal “-” antes da palavra Campinas indica que qualquer resultado que não contém a palavra Campinas nos atende. 

É possível localizar a busca em um site específico: “medicina pediátrica” site: unicamp.br. Os resultados que atendem a essa consulta estão localizados em sites que terminem em unicamp.br. 

Também existe a possibilidade de especificar o tipo de documento procurado, como por exemplo, documentos nos formatos abertos PDF ou ODT: “medicina pediátrica” filetype:pdf OR filetype:odt. A diretiva filetype indica o tipo de arquivo que interessa. A conjunção OR (ou) deve ser grafada com letras maiúsculas. Além dos exemplos, podemos atribuir à diretiva filetype outros valores, como txt, doc, xls, ods, gif, jpg e etc. 

Um recurso interessante é a busca por definições de termos. Para obter a definição da palavra dialética, basta digitar: define:dialética. Esta busca retorna mais de um milhão de resultados, sendo o primeiro obtido direto da Wikipédia. 

Se você busca por uma definição com mais de uma palavra, basta delimitar os termos com aspas duplas: define: “dialética grega”. Esta busca retornou 524 resultados. 

Um indicador importante quanto a relevância de uma página web quanto ao que se busca, é se o autor inclui o nome das palavras chave pesquisadas no endereço do artigo na web, a url. O Google permite realizar buscas pela url: inurl: unicamp. Esse termo de busca irá encontrar documentos que contenham a palavra unicamp como parte do endereço, como: https://vestibular.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/09/unicamp-divulga-prazo-para-pedido-de-isencao-da-taxa-do-vestibular-2014.htm.

Outro indicador importante da relação do texto com o assunto da busca é o título que o autor atribuiu ao documento. Também para esta busca existe uma diretiva, chamada allintitle. Esta diretiva indica ao Google que um documento, para atender aos requisitos da busca, necessita conter em seu título as palavras especificadas: allintitle:detectar plágio. 

O Google oferece vários recursos de busca. Os exemplos acima constituem um pequeno conjunto das possibilidades existentes, mas certamente são poderosos e podem auxiliar a realizar consultas na internet com muita rapidez e eficiência.