O 'Botão de Pânico' foi lançado em outubro de 2015 e, desde então, tem possibilitado que a comunidade da Universidade registre ocorrências dentro do Campus Unicamp, Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA), Moradia e Lume Teatro.
O aplicativo também pode ser usado por usuários fora do Campus. Nesses casos, a ferramenta oferece a opção de contatar a Polícia Militar.
Acionado em situações de emergência, o aplicativo envia à Central de Segurança da Unicamp as coordenadas GPS de latitude e longitude registradas pelo celular. Após o envio, é emitido um sinal sonoro na central de vigilância do campus, alertando o vigilante mais próximo via rádio. Um atendente fará o primeiro contato via celular com o usuário para obter mais informações. Durante os testes preliminares, o tempo médio de resposta do atendimento às ocorrências foi de cinco minutos.
O software, também, pode ser acionado para buscar o apoio da vigilância do campus em caso de situações de agravo à saúde. A equipe do Veículo Interno de Atendimento em Saúde (VIDAS) será acionada e realizará o atendimento pré-hospitalar e transporte ao Centro de Saúde da Comunidade (CECOM) ou Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital de Clínicas, em casos de urgências.
Por suas características inovadoras, o aplicativo foi conhecido como o segundo melhor projeto da Unicamp no Prêmio PAEPE de 2016.
Para baixar o app na plataforma Android, acesse https://play.google.com/store/apps/details?id=br.unicamp.ccuec.botaopanico&hl=pt-br.
Para baixar o app na plataforma IOS, acesse https://itunes.apple.com/us/app/botao-do-panico/id1037064894?l=pt&ls=1&mt=8
Após o download, o usuário deve preencher um cadastro com o usuário Unicamp (no caso de aluno é o registro acadêmico), número do telefone celular e aceitar o termo de compromisso.