Qual foi a motivação para a parceria Unicamp / G Suite?
É sabido que os usuários da Unicamp (docentes, alunos e funcionários) muitas vezes utilizam de recursos externos aos domínios da Universidade para seus trabalhos acadêmicos e institucionais. Por exemplo, é muito comum um professor compartilhar um diretório em Dropbox com seu orientado. Outro exemplo bem comum é de usuário de e-mail institucional redirecionar sua caixa de entrada para um serviço externo, como gmail, yahoo, uol ou outro. Estes exemplos formam uma realidade muito difícil de mudar e de identificar.
De fato, não existe um acordo feito entre a Unicamp e a Google. Existe sim a disponibilização pela empresa de um aplicativo para apoio ao ensino, chamado de “Google Classroom” (Google Sala de Aula). Este aplicativo está disponível para todas escolas que aderiram ao pacote de ferramentas da Google chamado “G Suite”. Qualquer escola pode aderir a este pacote. Os termos de adesão estão a disponíveis a partir do endereço Google for Education Esta adesão é sem custos para escolas públicas ou sem fins lucrativos. No processo de adesão é necessário registrar o domínio da escola na Google. O registro do domínio só pode ser feito pelo seu responsável, pois é necessário comprovar esta responsabilidade. O que a CITIC - Unicamp (Coordenadoria Integrada de Tecnologia da Informação e Comunicação) fez, com a autorização do ConTIC-Unicamp (Conselho de Tecnologia da Informação e Comunicação), foi registrar o domínio “g.unicamp.br” e neste domínio cadastrar todos nossos docentes, todos nossos alunos e todos nossos funcionários. Isto permite que qualquer docente, alunos e funcionários da Unicamp, independente de sua unidade, possam ter acesso e usar as ferramentas disponíveis no pacote, incluindo o aplicativo "Google Classroom".
Quais os termos do acordo feito entre Unicamp e Google?
Os termos de adesão ao "G Suite" estão disponíveis no seguinte link: Termos G Suite.
Qualquer escola que pretende dispor destes recursos pode cadastrar seu domínio a partir deste mesmo endereço. Foi isto que a CITIC - Unicamp fez.
Observe que estes termos são muito genéricos e incluem condições de pagamento para aquelas escolas particulares com fins lucrativos. Para a Unicamp estas condições não se aplicam.
Qual foi o processo de escolha da parceria com o Google?
A escolha da Google seguiu o princípio de estabelecer mais um recurso de apoio ao ensino. No caso, o aplicativo "Classroom". A nossa diversidade de áreas de ensino e os diferentes níveis de conhecimento de tecnologia sugerem que devemos colocar a disposição do nosso corpo docente o maior número possível de recursos tecnológicos de apoio às aulas. Cabe ao docente, ou a grupo de docentes, escolher o recurso que lhe for mais adequado. Não impomos o uso de nenhum recurso! Atualmente, o docente pode escolher entre o "Teleduc", o "Moodle", e o "Classroom".
Qual a política de proteção de dados dos usuários neste acordo?
Observe que a motivação principal pela adesão da Unicamp ao "G Suite" é a disponibilização do "Classroom". Neste sentido, acreditamos que no domínio "g.unicamp.br" o seu principal conteúdo, de aulas, seja público, sem preocupações com eventual vigilantelismo.
Já o uso de outras ferramentas inerentes ao pacote, como Gmail, Agenda, Vídeos, etc., assim como o uso de todos recursos disponíveis no domínio "unicamp.br", é regulamentado pela Instrução Normativa ConTIC-IN-01/2019. Neste contexto, destacamos nesta resolução, o capítulo I - Das Normas de Uso e Segurança dos Recursos Computacionais e o Capítulo V - Da Privacidade de Comunicação Eletrônica e Arquivos de Computadores.
Além deste regulamento interno, a própria Google oferece e expõe no link Google Privacidade a sua política de privacidade. Ao fazer uso das ferramentas disponíveis no "G Suite", assumimos que o usuário tem ciência de suas responsabilidades como usuário da Unicamp e que está de acordo com a política de privacidade da Google.
De qualquer forma, o uso ou não deste recurso é mais uma opção do usuário. Repetindo, não impomos o seu uso a ninguém. Garantimos a manutenção da existência de todos os recursos institucionais hospedados em nossos sistemas como, por exemplo, todas as nossas contas de email.