Você sabia que muitas vezes do seu lado seja no trabalho, na faculdade, no seu ambiente de lazer, pode ter alguém desejando se suicidar? E que, provavelmente, essa pessoa tem dificuldade de pedir ajuda ou até vergonha de procurar alguém para compartilhar seu sofrimento?
A cada 40 segundos, uma pessoa se suicida no planeta. No Brasil, cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos e mais de um milhão no mundo. É a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A depressão entra em destaque como uma das principais causas, seguida pelo transtorno bipolar e abuso de substâncias.
O suicídio pode afetar todos os indivíduos de diferentes classes sociais, origens, idades, orientações sexuais, etc. É um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo de maneira intencional e consciente. Os pensamentos, os planos e as tentativas de suicídio fazem parte do comportamento suicida. Mas para identificá-los é preciso ficar atento aos sinais de alerta em si mesmo ou em alguém e tentar ajudar.
Não há um padrão para detectar seguramente se a pessoa está vivenciando uma crise suicida, e o sinais não podem ser considerados de maneira isolada, pois muitos se manifestam ao mesmo tempo:
-
aparecimento ou agravamento de problemas de conduta ou de manifestações verbais durante, pelo menos, duas semanas;
-
preocupação com sua própria morte ou falta de esperança;
-
isolamento;
-
expressão de ideia ou de intenções suicidas como, “vou desaparecer”, vou deixar vocês em paz”, “eu queria poder dormir e nunca mais acordar” e “é inútil tentar fazer algo para mudar, eu só quero me matar”.
Vários fatores como perda de emprego, crises políticas e econômicas, discriminação, agressões psicológicas e/ou físicas, conflitos familiares, perda de um ente querido, doenças e etc, podem iniciar uma crise suicida.
Diante dessas situações não hesite em buscar e oferecer ajuda se reconhecer em alguém essa possibilidade.
Vamos ajudar a prevenir o suicídio!
Para mais informações sobre a campanha de prevenção, acesse: https://www.setembroamarelo.com/.
O Centro de Computação apoia a “Campanha Setembro Amarelo”.
Assista o video:
Fontes: