O projeto tem por objetivo planejar a contratação emergencial de licenças G Suite Enterprise for Education por um prazo de 12 meses.
Paulo Sérgio de Moraes
CGU, CCUEC e a Comunidade Unicamp.
Com o advento da pandemia de COVID-19 que paralisou as atividades presenciais na universidade, surgiu a necessidade de docentes e funcionários utilizarem ferramentas para permitir a realização de atividades de forma remota, entre elas: ministrarem aulas à distância, alunos participarem de aulas remotamente, e funcionários atuarem diariamente em suas atividades. Com isso houve um aumento considerável de uso dessas ferramentas digitais, permitindo que as atividades acadêmicas e administrativas fossem realizadas remotamente sem prejudicar o andamento dos processos da Universidade.
Desde Maio/2020, para atender as demandas de seus clientes, a Google disponibilizou algumas funções críticas de vídeo da versão G Suite Enterprise for Education como gravação de videoconferências, livestream de videoconferências e videoconferências com até 250 pessoas, entre outras. Todas essas funcionalidades foram disponibilizadas gratuitamente por tempo limitado para todos os usuários G Suite no mundo. Entretanto, em 30/09/2020 encerrou-se o período de utilização vigente dessas funcionalidades de vídeo, sem possibilidade de renovação. Foi negociada e obtida uma extensão deste prazo até 31/10/2020. O segundo semestre letivo da universidade se iniciou em Setembro de 2020 e as aulas continuarão sendo ministradas de forma remota. Portanto, com o encerramento desse período gratuito, haverá grande impacto nas atividades acadêmicas da Unicamp.
A realização de aulas e trabalho remotos para o quadro de funcionários e docentes passou a ser questão emergencial. É indispensável salvaguardar a execução das atividades diárias, através da continuidade da oferta do serviço de comunicação e colaboração em nuvem, o qual tem contemplado, entre outras funcionalidades: a edição colaborativa de documentos, o serviço de mensageria (e-mail), o uso de formulários, ferramenta de videoconferência e chat (incluindo sessões e eventos publicados na Internet), ferramenta de pesquisa integrada, agenda/calendário e armazenamento de documentos.
Com isso, fica demonstrado que a contratação é necessária para viabilizar a comunicação da Universidade entre seus colaboradores, parceiros, alunos, professores e qualquer pessoa por meio da disponibilização, principalmente dos serviços de correio eletrônico (e-mail), compartilhamento de dados e videoconferências. O serviço é disponibilizado em nuvem e acessível de qualquer local que possua Internet, além de funcionar em todos os dispositivos (desktop, notebooks e smartphones) utilizados pela Universidade e/ou por seus colaboradores, alunos e docentes.
- Licenças G Workspace Enterprise (antigo G Suite Enterprise) disponibilizadas na Console de administração do G Suite;
- Licenças alocadas para docentes e funcionários UNICAMP.
Diante das necessidades de aulas remotas o uso da ferramentas Google se tornou essencial nesse período de pandemia, principalmente no uso das features de gravação de reuniões, reuniões com mais de 100 participantes e transmissão ao vivo que estão disponíveis apenas na versão G Workspace Enterprise.
O CCUEC realizou a negociação para a extensão do prazo inicial de 30/09/2020 para 31/10/2020, realizou estudos técnicos preliminares para subsidiar o processo de contratação da solução, elaborou o edital de contratação do G Suite Enterprise for Education, aplicou uma pesquisa institucional sobre o uso de ferramentas colaborativas para docentes e funcionários. Em novembro de 2020 foi realizada a contratação emergencial das licenças G Workspace for Enterprise para uso pela comunidade Unicamp, cuja funcionalidade de gravação, evento com até 250 participantes e streaming só existem nesta versão do serviço G Workspace, garantindo que as unidades e órgãos da UNICAMP exerçam suas atividades acadêmicas e administrativas remotamente, sem prejudicar o andamento dos processos da Universidade. O objetivo desta contratação emergencial é garantir a continuidade da oferta das funcionalidade go G Workspace a partir de 16/11/2021. Foram adquiridas 4700 licenças G Workspace Enterprise e foram disponibilizadas, de forma gratuita, mais 47000 licenças G Workspace for students.
Participaram deste projeto:
CCUEC - Sandro Rigo, Fernando Moreno Mendonça, Paulo Sérgio de Moraes, Priscila Garcia Gomes, Luciene Aparecida de Oliveira Marques, Thiago André Chinelatto, Paulo Henrique Cesar, Newton Pereira Amusquivar, Tácio Guilherme de Araújo, Fábio Conrado Ortolan, Jefferson José Manoel Canesqui, Silvana Mieko Misuta, Eduardo Robinson Paganelli;
DGA - Andrei Vinicius Gomes Narcizo, Sergio Alves dos Santos e Renata Maria Orlando Palmieri;
CiTIC - Prof. Paulo Lício de Geus;
PG - Dr. Octacílio Machado Ribeiro e Dra Fernanda Lavras Costallat Silvado;
Funcamp - Renato Donizeti Dal' Bo, Adriana Siqueira, Aline Ferreira de Carvalho, Guilherme Henrique Bim de Souza, Tatiane Rosa Ribeiro de Morais.