O Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (FAEPEX), tem como missão prover aos docentes da UNICAMP recursos complementares para incentivar e apoiar projetos de atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para o enriquecimento da carreira acadêmica. Desta forma, o Fundo vem desempenhando, desde a sua criação, papel importante para a Universidade. Entretanto, o processo adotado até então de solicitação do auxílio financeiro e posterior prestação de contas e entrega de relatórios científicos eram feitos utilizando-se formulários em papel, devendo ser entregues pessoalmente ou via malote junto à Secretaria do FAEPEX.
O Centro de Computação (CCUEC), a pedido da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), fez um estudo sobre o processo completo adotado pelo FAEPEX para solicitação de auxílios financeiros e elaborou uma proposta com melhorias para torná-lo mais eficiente, adequando-o aos objetivos do Projeto Papel Zero da PRDU. A proposta previa a implementação de um sistema web que, além de reduzir o uso de papel em 90%, trouxesse agilidade para a solicitação de auxílios, controle e gerenciamento de solicitações, elaboração de pareceres, entrega de relatórios científicos e prestação de contas junto à FUNCAMP. Previu-se também a utilização de ferramentas de business inteligence (BI), para fornecer informações gerenciais aos gestores do FAEPEX.
Os trabalhos de desenvolvimento do sistema tiveram início em 20 de janeiro de 2014, com previsão de conclusão em dois anos. O sistema FAEPEX possui 14 tipos de auxílios financeiros, que foram sendo entregues em módulos, de acordo com a priorização estabelecida pela PRP. Ao final de 2 anos e 3 meses, 100% da proposta sugerida pelo CCUEC à PRP foi implementada, com a entrega em produção de todos os módulos e requisitos definidos para o sistema FAEPEX.
Atualmente o Sistema FAEPEX apoia diretamente a Pró-Reitoria de Pesquisa no que se refere ao controle e gerenciamento de solicitações feitas para o Fundo, seja utilizando relatórios de acompanhamento gerados pelo sistema ou utilizando B.I.