A DETIC realiza o monitoramento de seus serviços de negócio, servidores e dispositivos de rede da Unicamp. O monitoramento é realizado por um software que atua na verificação dos estados dos servidores e dispositivos e gera um conjunto de dados que podem ser trabalhados e publicados em interfaces mais amigáveis.
O objetivo do painel de Status dos Serviços é exibir a situação atual de alguns dos principais serviços pertencentes à infraestrutura de monitoramento.
Atualização dos status
As informações são atualizadas em intevalos de 1 minuto e os resultados da checagem são apresentados na forma de ícones coloridos, sendo: verde indicando que o serviço está em funcionamento, laranja indicando que o serviço está degradado ou vermelho indicando que o serviço se encontra interrompido.
A página mostra os status dos serviços de uma forma geral:
Ao clicar nos serviços são exibidas informações mais detalhadas sobre eles:
Nas situações em que o serviço monitorado apresentar algum problema - degradado ou interrompido - o painel somente exibirá a informação visual correspondente. Necessariamente, qualquer incidente relacionado aos serviços envolverá a intervenção de uma equipe técnica que atuará para o mais breve restabelecimento dos mesmos. Dependendo da duração e da criticidade do problema, mais informações serão publicadas no Painel Comunicados na página principal deste Portal, orientando a comunidade universitária sobre quais os procedimentos que estão sendo adotados para normalização do problema e prazo estimado de resolução.