Como faço para acessar minha conta do Google?
Acesse https://mail.google.com/a/unicamp.br e utilize o login e senha do SiSe.
Alunos devem utilizar no campo de usuário a primeira letra do nome seguido do RA.
Qual o procedimento para a troca de senha?
O procedimento é o mesmo da troca de senha no sistema SiSe, acesse AQUI e siga os passos necessários.
Esqueci a minha senha, como faço para recuperá-la?
O procedimento para recuperação é o mesmo no sistema SiSe, acesse AQUI e siga os passos necessários.
Caso o professor ou funcionário não tenha cadastrado um e-mail alternativo ou uma pergunta/resposta no sistema, favor procurar o entregador de senha da unidade.
Alunos devem procurar a DAC.
Qual a minha cota de espaço para utilização?
O espaço para utilização dos serviços é ilimitado, não havendo qualquer tipo de restrição.
OBS: Caso instale o Google Drive no Windows ou Mac e utilize como um diretório sincronizado do seu computador, a quota para o Google Drive estará limitada ao espaço livre do disco local do computador.
Posso utilizar meus leitores de e-mails, Thunderbird, Outlook e etc?
O Google trata os leitores de email convencionais como não confiáveis e não terão suporte para o e-mail do G Suite.
O acesso homologado pelo Google deve ser feito somente via web através do site https://mail.google.com/a/unicamp.br ou via aplicativo próprio do Google para os Smartphones.
OBS: Apenas o software Thunderbird a partir da versão 38 funcionou com o G Suite.
Qual meu endereço de e-mail no G Suite?
A conta que será utilizada no G Suite para professores e funcionários será o ID do SiSe seguido do domínio @g.unicamp.br.
Ex: usuario@g.unicamp.br
Para alunos o endereço de e-mail será a primeira letra do nome, seguido do RA e domínio @g.unicamp.br.
Ex: x123456@g.unicamp.br
Posso receber todos meus e-mail no G Suite?
Professores e Funcionários que possuam conta de e-mail no domínio @unicamp.br podem fazer o redirecionamento das mensagens no webmail Horde.
OBS: Usuários que possuam conta de e-mail com o domínio de uma unidade, devem procurar os administradores de rede da unidade para verificar a possibilidade.
Alunos devem seguir o tutorial disponibilizado pela DAC. No endereço do redirecionamento deve ser colocado o e-mail do G Suite x123456@g.unicamp.br.
Posso migrar minhas mensagens que estão nos servidores atuais da Unicamp para o G Suite?
Para usuários do domínio @dac.unicamp.br e @unicamp.br é possível, clique AQUI para seguir o tutorial de como fazer a migração.
OBS 1: Usuários que possuam conta de e-mail com o domínio de uma unidade, devem procurar os administradores de rede da unidade para verificar a possibilidade.
OBS 2: Para migração utilizar somente o protocolo POP3, o protocolo IMAP retorna erro caso tente utilizar.
Posso enviar e-mails a partir do Google com minha conta do domínio unicamp.br
SIM, clique AQUI para seguir o tutorial de como fazer a configuração correta.
OBS: Usuários que possuam conta de e-mail com o domínio de uma unidade, devem procurar os administradores de rede da unidade para verificar a possibilidade.
Posso enviar e-mails a partir do Google com minha conta do domínio dac.unicamp.br
SIM, clique AQUI para seguir o tutorial de como fazer a configuração correta.
Perdi mensagens ou arquivos que estavam hospedados no Google, consigo recuperá-los?
O Google tem um sistema de backup apenas para o serviço de e-mail. Para os demais serviços (Drive, Calendário, Contatos, etc) não será possível a recuperação dos dados perdidos.
Para esses serviços o Google trata a lixeira como backup, então caso apague qualquer item é possível recuperar através da lixeira do sistema. Após a limpeza da lixeira não será mais possível recuperar o item.
Consigo convidar alunos de contas externas para assistir aulas no Google Classroom?
Somente contas G Suite de domínios previamente cadastrados como domínio confiáveis poderão ser convidadas.
Posso usar minha conta particular do Google para acessar os serviços do G Suite?
Contas particulares do Gmail NÃO poderão ser usadas para ter acesso aos serviços disponibilizados para o domínio '@g.unicamp.br'.
Quando minha conta começa a funcionar no G Suite?
Professores e funcionários deverão ter uma conta ativa no SiSe, contas com senhas expiradas não terão acesso.
Alunos deverão ter uma conta de e-mail ativa no domínio '@dac.unicamp.br' para terem acesso ao G Suite.
Como alterar meu nome e sobrenome na visualização do G Suite?
Acesse o menu de aplicativos (Desenho de quadrados localizado no canto superior direito da pagina do Google), neste menu, clique no aplicativo do Google +. Ao entrar no aplicativo do Google +, se for o primeiro acesso, ele irá solicitar que você preencha as informações de Nome, Sobrenome, Sexo e Data de Nascimento, ao confirmar essas informações o seu perfil será atualizado. Caso você já tenha configurado o aplicativo do Google +, basta entrar no aplicativo, clicar no botão que está no canto superior esquerdo da tela INÍCIO, e selecionar a opção PERFIL, depois basta clicar em cima do seu nome para alterar as inforamções.
Caso queira alterar apenas o nome que será exibido no envio de e-mails, o usuário deve acessar o Gmail, clicar na engrenagem no canto superior direito e selecionar a opção Configurações. Nas configurações selecione a opção Contas e importação, no ítem Enivar e-mail como: terá o seu endereço do domínio g.unicamp.br e a opção Editar Informações, ao acessar esse link é possível digitar um novo nome que irá ser mostrado ao enviar e-mails.