Acordo Unicamp-Microsoft

Qual foi a motivação para a parceria entre a UNICAMP e a Microsoft?

É sabido que os usuários da UNICAMP (alunos, professores e funcionários) muitas vezes utilizam-se de recursos externos aos domínios da Universidade para seus trabalhos acadêmicos e institucionais. Por exemplo, é muito comum um professor compartilhar um diretório em Dropbox com o seu orientado. Outro exemplo bem comum é de usuário de e-mail institucional redirecionar sua caixa de entrada para um serviço externo, como Gmail, Yahoo, UOL ou outro. Estes exemplos formam uma realidade muito difícil de mudar e de identificar. De fato, não existe um acordo feito entre a UNICAMP e a Microsoft. Existe sim a disponibilização pela empresa de uma suíte de aplicativos para apoio ao ensino, chamada de "Microsoft Office 365 Education". Qualquer instituição de ensino pode aderir a este pacote. No processo de adesão é necessário registrar o domínio da escola na Microsoft. O registro do domínio só pode ser feito pelo seu responsável, pois é necessário comprovar esta responsabilidade. O que a CTIC (Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação) fez, com a autorização do ConTIC (Conselho de Tecnologia da Informação e Comunicação), foi registrar o domínio "m.unicamp.br" e neste domínio cadastrar todos nossos alunos, professores e funcionários. Isto permite que qualquer pessoa, independente de sua unidade, possa ter acesso e usar as ferramentas disponíveis no pacote.

Quais os termos do acordo feito entre UNICAMP e Microsoft?

Os termos de adesão ao "Microsoft Office 365 Education" estão disponíveis no seguinte arquivo: Contrato de Nível de Serviço. Qualquer escola que pretende dispor destes recursos pode cadastrar seu domínio a partir deste mesmo endereço. Foi isto que a CTIC fez. Observe que estes termos são muito genéricos e incluem condições de pagamento para aquelas escolas particulares com fins lucrativos. Para a UNICAMP estas condições não se aplicam.

Qual foi o processo de escolha da parceria com a Microsoft?

A escolha pela Microsoft seguiu o princípio de estabelecer mais um recurso de apoio ao ensino. A nossa diversidade de áreas de ensino e os diferentes níveis de conhecimento de tecnologia sugerem que devemos colocar à disposição da comunidade o maior número possível de recursos tecnológicos de apoio às atividades. Cabe ao professor, ou a grupo de professores, escolher o recurso que lhe for mais adequado. Não impomos o uso de nenhum recurso! Atualmente, o professor pode escolher entre o "Moodle", o "Teleduc", o "Google Classroom" e as ferramentas Microsoft.

Qual a política de proteção de dados dos usuários neste acordo?

Observe que a motivação principal pela adesão da UNICAMP ao "Microsoft Office 365 Education" é a disponibilização das ferramentas de ensino à distância. Neste sentido, acreditamos que no domínio "m.unicamp.br" o seu principal conteúdo, de aulas, seja público, sem preocupações com eventual vigilantelismo. Já o uso de outras ferramentas inerentes ao pacote, como E-mail (Outlook), OneDrive, Office Online, Agenda, Vídeos, etc., assim como o uso de todos recursos disponíveis no domínio "unicamp.br", é regulamentado pela Instrução Normativa ConTIC-IN-01/2019. Neste contexto, destacamos nesta resolução, o capítulo I - Das Normas de Uso e Segurança dos Recursos Computacionais e o Capítulo V - Da Privacidade de Comunicação Eletrônica e Arquivos de Computadores. Além deste regulamento interno, a própria Microsoft oferece e expõe no link Privacidade a sua política de privacidade. Ao fazer uso das ferramentas disponíveis no "Microsoft Office 365 Education", assumimos que o usuário tem ciência de suas responsabilidades como usuário da UNICAMP e que está de acordo com a política de privacidade da Microsoft. De qualquer forma, o uso ou não deste recurso é mais uma opção do usuário. Repetindo, não impomos o seu uso a ninguém. Garantimos a manutenção da existência de todos os recursos institucionais hospedados em nossos sistemas como, por exemplo, todas as nossas contas de e-mail.