Prospectar ferramentas para gestão de portfólio de projetos e gerenciamentos das atividades de projetos para substituição da atual.
100
Gian Franco Bagdadi Barcellini
Todos colaboradores CCUEC, Escritório de Projetos e Superintendência.
necessidade de inovar as atividades do EP na gestão de portfólio de projetos e dos Gerentes de Projeto e equipes no gerenciamento de suas atividades;
hoje, existe a dependência de infra local, com a utilização de recursos computacionais e com alocação de equipes de desenvolvimento e suporte;
baixa usabilidade e interatividade dos recursos da ferramenta atual, além de visual não atraente;
não propicia recursos para aumentar a dinâmica e colaboração da equipe (comunicação somente via email, p.ex.);
recursos limitados para gerir as atividades dos projetos e equipes;
estrutura “engessada” para customizar permissões e organizar projetos e atividades;
não integrado ao Autenticação centralizada;
não incorpora recursos para geração de relatórios gerenciais;
plugin dashboard com indicadores limitados;
não integra com ferramentas Google (calendário, email, drive);
precária interface para dispositivos móveis;
recursos mais avançados exigem instalação de plugins;
modelo atual não atende as necessidades quando do uso de metodologias ágeis.
Três opções de ferramentas avaliadas em seus principais recursos e requisitos pré-selecionados pelo Escritório de Projetos.
Apresentar novas soluções de mercado para melhor direcionar Superintendência, Escritório de Projetos e colaboradores CCUEC na substituição da ferramenta atual de projetos. As soluções prospectadas devem:
propiciar maior engajamento dos Gerentes de Projetos e equipes com o objetivo de melhorar a qualidade e quantidade de informações sobre projetos;
oferecer interfaces com melhor usabilidade, portáveis para outros dispositivos, além de mais recursos de interação e comunicação;
tornar independente da infra e suporte local, no formato de serviço em Nuvem (SaaS);
garantir atualizações sempre aplicadas no ambiente;
disponibilizar mais recursos para o EP gerir o portfólio de projetos e realizar o acompanhamento de capacidade das equipes;
aumentar a oferta de relatórios gerenciais e indicadores;
permitir integração com outras ferramentas de comunicação e organização (Google agenda, gmail, google drive, entre outras);